Cerca de 980 alunos do 5º ano e outros 52 do 9º ano de 20 das 34 escolas da Rede Municipal de Ensino iniciam, nesta semana, uma formação visando a participação na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, também conhecida como Prova Brasil.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Ela tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados aos alunos dessas séries do Ensino Fundamental de dois em dois anos, eles respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, com fundamento na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Para favorecer o bom desempenho dos alunos nessa avaliação, a SMEC (Secretaria Municipal de Educação) adquiriu material didático da Sertões Editora, entidade que, dentre outras atividades, trabalha para complementar os conteúdos escolares com temas transversais para uma educação de qualidade e a promoção da cidadania de escolas da Educação Básica de quatro Estados da Federação. (Amazonas, Pará Pernambuco e Goiás).
Para os alunos de Catalão, a editora forneceu oito módulos (4 de Língua Portuguesa e 4 de Matemática) que serão estudados exaustivamente até a data de realização da Prova Brasil, prevista para ser aplicada este ano entre os dias 23 de outubro e 11 de novembro.
Hoje (07/8), os diretores participaram de uma videoconferência com técnicos da editora que, dentre outras informações, mostraram como utilizar o material para que, posteriormente, eles possam replicar os conteúdos aos professores de suas respectivas escolas.
Dentre os participantes, uma das mais animadas era Jesuína Evangelista, diretora da escola municipal Frei João Francisco, a unidade do município de Catalão mais bem sucedida na avaliação da Prova Brasil. Em 2017, o MEC estabeleceu meta de 5.6 pontos e a escola alcançou nota 7.4. Em 2019, 7.7. Na última avaliação (realizada em plena pandemia da Covid-19), a meta era 6.1 e a escola atingiu nota 6.9.
Prova Brasil: base para elaboração de políticas públicas
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.